REFEIÇÕES

Obviamente que numa aventura destas as refeições constituem uma das principais tarefas a tomar em conta na fase de preparação da viagem. Não se trata de remar um rio durante umas horas e no final ir comer uma bifana com queijo, ou sem,  e passado duas horas ir ao restaurante comer o resto do porco. Nada disso !!! Para estarmos dentro de água durante tantos dias seguidos temos que ir devidamente munidos de comida e bebida. Fiquem com uma ligeira descrição do responsável por esta árdua tarefa, Duarte Morais, e com as suas escolhas ...


"Tem sido interessante planear a comida para a expedição.  

Primeiro realizamos um questionário para analisar as preferências alimentares e as habilidades culinárias de cada um. Posteriormente juntamos uns ingredientes, ou seja umas receitas americanas interessantes para os gostos europeus, mas não demasiado excêntricas, e umas iguarias portuguesas e voilá ….  o menu final é uma combinação de comidas que costumamos preparar em viagens de raft aqui nos EUA, e outras puramente Portuguesas (ex., "bacalhau a rio.")  Alguns dos canoístas Portugueses vão tentar trazer algum bacalhau de contrabando no aviao!  :-)  

De salientar a complexidade de avaliar quantidades. É importante não faltar comida, mas se carregarmos comida em demasia os rafts ficam super carregados, com o centro de gravidade muito alto, o que os tornaria mais instáveis e susceptíveis a se virarem nos rápidos mais compridos e puxantes.  Também temos que considerar como as comida vem embalada - e.x., não podemos carregar vidro; assim como o facto que temos que carregar todo o lixo ao longo de desfiladeiro.

O resultado é uma lista de supermercado que nos vai custar cerca de $5,000.00, e que vai ter que ser condicionada em quatro grandes caixas térmicas e outras tantas caixas estanque que vão ser depois instaladas nos nossos rafts.  Também vamos ter esta comida mapeada para sabermos onde está tudo e assim não abrirmos as caixas térmicas sem ser absolutamente necessário - afinal a comida tem que se manter fresca por 15 dias. Felizmente, a cerveja vai se manter fresca sem grande problema - pois podemos colocar as latas num saco de rede no rio, onde a agua se mantém a aproximadamente pelos 8 graus centigrados." 











1 comentário:

Bruno Ferreira disse...

Só falta a chanfana! Bela bucha...